Código de ética do spoiler

Eu passei os últimos dias atarefada até os cabelos com minha monografia. Enviei minha versão final editada ao orientador há minutos apenas e por este motivo eu estou com olheiras, dormindo pela metade e o que é mais urgente: atrasada com minhas séries.
E olha que assisto só The Walking Dead e American Horror Story: Coven! Perdi dois episódios doswalkers e enquanto eu não me conformava com minha impossibilidade de assistir, tinha gente soltando spoilers por todas as mídias sociais.
Pera lá! O spoiler de que o Marley morre tá mais do que batido porque, sinceramente, quem ainda não assistiu “Marley & Eu”? Tem que viver em outra dimensão, não ter televisão, ignorar completamente filmes, ter estado em coma durante os últimos cinco anos ou passado por algo extremamente grave: tipo um TCC que é um eterno labirinto. Se você não viu e não encaixa-se em nenhum destes quesitos, me desculpa, volte cinco casas para o passado e veja pelo menos para não ser atingido pela tempestade de canivetes que eu chamo alienação quase cultural. Convenhamos que Marley & Eu não é lá um banho de cultura como a exposição hipster/cult da japonesa que está no CCBB e eu infelizmente ainda não fui. Férias, vou lhe usar!  Voltando:
O spoiler tem toda uma ética envolvida. 
Não é que nem comer de boca fechada ou não arrotar à mesa. Isso é etiqueta. Para mais informações, procure a Glória Kalil.
Você pode realmente destruir uma pessoa por uma dia inteiro. Ver o jogo sabendo que seu time vai perder não tem graça! Ver o Titanic, super-conhecido blockbuster e obviamente cheio de spoilers na internet, não tem tanta graça assim.
Ler o livro sabendo que seu personagem favorito vai morrer no final não é legal! Não seja o otário que fala: “Haha, mas quem morre não é quem você acha que vai morrer.” Ok, idiota. Agora eu sei que quem morre não é pessoa que eu achava que ia morrer, é a pessoa menos óbvia. Eu poderia descobrir isso sozinha!!
Venho por meio deste post chamar a atenção para o problema social que pode ser um spoiler não avisado. Também atento para quais tipos de relações sociais você rompe ao não cumprir este acordo quase moral que é soltar um spoiler com aviso. Amizades podem ser destruídas por isso, laços podem ser desfeitos e a consciência do fofoqueiro chafurdar-se eternamente na lama do arrependimento.
Eu sei! Eu sei que a língua coça, os dedos quase tomam vida nos teclados do computador. Você está eufórico para espalhar a notícia de que só você percebeu que o casal favorito se beija na série que milhões de pessoas também assistem! Num momento de sanidade, porém, pare e pense:“Eu, como ser social, me recuso a compactuar com esta falta de ética”. Apague seu comentário maligno, desfaça esse pensamento na sua cabeça e vá fazer crochê ou procurar fotos de cachorros fofos no Google.
E numa série como The Walking Dead em que um monte de gente morre o tempo todo, descobrir que um dos seus personagens favoritos vai morrer continua não sendo legal! Pode ter morrido metade do elenco: eu não me importo. Quero ser impactada no momento em que assisto e não numa página do facebook que eu não procurei,  mas um ser desalmado, antiético e vil decidiu escrever em letras garrafais a informação quentíssima .
Você não precisa se preocupar. Minha primeira dica para você não ser o babaca do spoiler é:

1: Escreva SPOILER em letras vermelhas, caixa alta e com adereços de escola de samba, se possível;

2: Tenha auto-controle. Vá em fóruns específicos de discussão para quem já assistiu ao episódio. Aí não há spoiler;

3: Comentários sobre a arte são sempre bem-vindos, mas limite-se a dar aquela informação bombástica sem preocupar-se tanto apenas um mês depois da liberação do episódio da série. Se for um livro, discuta livremente em apenas um ano. (Posso ser legisladora daqui a pouco).

Seguindo as regras da boa-convivência e da ética no compartilhamento de informações, as leis da natureza irão te poupar quando for sua vez no TCC! Acho que mereci (Juliana, desculpa por aquele spoiler da Carol!).
Preparei buttons de SPOILER ALERT pra você não se preocupar.
catsspoiler
Este post faz parte da campanha criada por mim:
chora

Nenhum comentário: