Chegou o pré-vest (2)



AHAAAAAAAAAAA, CHEGOU! A parte dois do post sobre o vestibular chegou, e com ela várias explicações sobre essas palavrinhas que a todo momento chegam para nós e nunca sabemos exatamente o que significam.

Chegou a Bia para salvá-los, ou tentar de alguma forma reduzir esse montão de interrogações que ficam aí aparecendo em amarelo cor-de-marca-texto no seu cérebro.

Vamos aos conceitos?

Ações afirmativas:

Ações afirmativas são medidas com caráter temporário adotados por um sistema para universalizar direitos, combatendo os furos que a história ao longo do tempo foi causando na sociedade. É meio abstrato de entender sem um exemplo, vamos para eles?
A cota para negros, pardos ou índios é um exemplo bom. Durante séculos, na sociedade brasileira, os negros foram escravizados. Mesmo com o fim da escravidão, muitos dos preconceitos continuaram arraigados e o negro recém-liberto não tinha estudo ou era aceito para trabalhos que pagassem bem. Dessa forma, no período pós-escravidão, diversos ex-escravos não tinham onde morar ou até mesmo o que comer. A Lei Áurea permitiu sua liberdade, mas não era uma garantia de direitos iguais no fim das contas. Não havia políticas públicas que olhassem para a defasagem do negro no mercado de trabalho. À margem da sociedade, as crianças negras não tinham estudo e sem estudo, não conseguiam bons empregos quando adultas. Isso foi sendo um ciclo vicioso por todas as décadas que se seguiram. Ainda hoje, a população negra, parda ou indígena é a maioria da população pobre e o governo entende que oferecer uma porcentagem das vagas a eles é uma forma de facilitar o acesso desses grupos à universidade, tentando corrigir distorções históricas.

Não quero dizer se cota é bom ou ruim. Como qualquer medida paliativa, não pode ser acomodada para sempre. Acredito que hoje sejam necessárias, mas com as devidas correções. Eu, inclusive, sou cotista de escola pública e renda. Quero o curso mais concorrido do Brasil e não tenho como pagar mais um ano de cursinho, como meus amigos de renda superior estão conseguindo pagar os melhores cursos da cidade. Para mim, a cota é essencial. 


Relação candidato X vaga


Mais um conceito que é importante entender quando você vai fazer vestibular. A cada vez que você concorre a um curso, está concorrendo com outras centenas ou milhares de pessoas. A relação candidato X vaga é uma razão encontrada pela divisão do número de inscritos pelo número de vagas disponíveis para tal curso. 
Ficou confuso? Exemplo para você entender.
Quando eu decidi fazer o curso técnico, realizei minha inscrição na habilitação de Análises Clínicas na instituição EPSJV da Fiocruz. Algum tempo depois de encerradas as inscrições, foi lançado um documento explicando que para a turma de análises clínicas estava a seguinte condição:
Cada vaga disponível tinha 48 pessoas disputando por ela.
Então eu briguei com 47 pessoas a bendita vaga que foi minha. FATALITY! haha 
 
Alguns cursos tem a relação candidato X vaga altíssima. A maior continua sendo medicina, com a UERJ tendo 120 pessoas disputando uma vaguinha feliz só. Fatality alheia em mim, que não passei.



Fui útil para vocês, pessoal? Se sim, comentem e deixem a Bia mais feliz com o retorno nó brógui! Beijões!

Nenhum comentário: