Wishlist literária de aniversário!




Adivinha quem fará dezoito anos em menos de dois meses? Euzinha!
E como todo mundo sabe que meu presente favorito é um montão de livros (e dinheiro, mas deixa pra lá), eu fiz essa wishlist para guiar os amigos e dizer o que eu desejo.

Papai, eu quero um livro de bioquímica. O Lehninger de preferência, mas se você me der o Stryer eu fico tão emocionada quanto, viu? 

Eu vou falar um pouquinho sobre cada livro, com as sinopses do Skoob:



1: Extraordinário - R. J. Palacio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.



Por quais motivos eu quero esse livro? Todas as pessoas que vejo falando sobre ele destacam sua sensibilidade e a maravilhosa narração da perspectiva do menino. A história me tocou de ene formas e eu já o encontrei na Saraiva por apenas R$ 20, 00. Não comprei porque pobre anda com pouco dinheiro e tinha outras coisas para comprar. Mas meu amorzinho é a capa azul (não sei por que prefiro a azul à branca). Quero muito muito muito lê-lo e já prevejo noite em claro para terminá-lo o mais rápido possível!



2: Marina - Carlos Ruiz Zafón

Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. (...)


Eu ando muito afim de ler esse livro há algum tempo. Eu não sei exatamente o motivo, deve ser porque me disseram que a literatura de Zafón é primorosa. Indicaram: "Comece por Marina" e eu quero, sim, começar por ele. A Black Friday foi uma loucura e não permitiu que eu finalizasse a compra quando ele estava na promoção (#pobreeee). Enfim, é topo da minha lista e merece entrar no top five do "eu quero desesperadamente"!




3: Série Harry Potter - J. K. Rowling

  Dispensa comentários, certo? Conta de oito livros. 
 A pedra filosofal, A câmara secreta, O prisioneiro de Azkaban, O cálice de fogo, A ordem da fênix, O enigma do príncipe, As relíquias da morte e Os contos de Beedle, o bardo. Ainda tem Animais fantásticos e onde habitam e Quadribol através dos séculos que não estão nessa foto, mas eu amaria. 
Conta a história de Harry Potter, órfão que mora com seus tios na Inglaterra. Após eventos estranhos sempre acontecerem, descobre que é bruxo e seus pais foram assassinados por um dos maiores bruxos que já passou pela Terra. Frequentando a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, faz diversas amizades. Entre elas, Ronald Weasley e Hermione Granger, que o acompanharão em todas as suas aventuras para derrubar o Lorde das Trevas, que a cada livro fica mais forte e ganha mais adeptos. 



Os motivos de eu querer desesperadamente livros que eu já li? Minha série favorita desde a infância. Harry Potter é infância e é um dos primeiros livros que eu vou entregar pros meus filhos. Quero poder dizer: "Li aos 13 anos, ganhei os livros aos 18 e quero que vocês desde pequenos se apaixonem pelo universo mais incrível já criado."
Harry Potter é amor. Harry Potter é tudo de maravilhoso e vai ser mais ainda quando eu tiver todos os livros em meu poder. 




 4: Quem é você, Alasca? - John Green

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".











Depois que li "O teorema Katherine" e "A culpa é das estrelas", pude perceber quão fluida é a escrita de John Green. Acho maravilhoso para aquilo que se propõe: literatura para adolescentes. Aqui no blog mesmo fiz um post tempos atrás discutindo quais são os motivos que levam as adolescentes a gostarem tanto do que ele escreve. E eu, como boa adolescente ainda, amei tudo o que li dele. E Alasca parece ser a melhor pedida para o próximo livro do autor.


5: Álbum duplo: um rock romance - Paulo Henrique Ferreira

O romance conta a história do jovem Marlo Riogrande, que se depara com a situação de ter magoado e perdido sua namorada, Marcela. Neste fundo do poço, Marlo lida com as questões que o impedem de crescer: o sexo, as drogas legais e ilícitas, o sufocante ambiente de trabalho e, após ser abandonado por Marcela, uma vida sem boas perspectivas. Com uma narrativa em primeira pessoa, o protagonista convida o leitor a ser o elemento onipresente da história e entrelaça suas reflexões com uma trilha sonora espetacular de rock and roll, além de outras referências da literatura, cinema e cultura pop. O livro sugere uma trilha sonora com 51 canções – de Beatles a Belchior – que formam a espinha dorsal da narrativa. Com ajuda das canções, Marlo Riogrande coloca em xeque suas dúvidas e inseguranças, respaldado pelos fatos e esclarecedores diálogos com diferentes personagens que surgem ao longo da história. Com claras influências de Nick Hornby e Fernando Sabino, Paulo Henrique Ferreira traz uma proposta de leitura com um texto leve, que facilita a experiência do leitor. Porém, o texto toca em temas atuais e delicados, como a “baixa fidelidade” de uma geração plenamente conectada, as ansiedades de uma vida urbana e desafiadora, e as dificuldades que muitos jovens adultos têm para abandonar suas próprias inseguranças e entrarem – de uma vez por todas – na vida adulta.


Eu li a resenha desse livro em algum blog que eu não sei exatamente qual é. Dia desses fui a uma livraria e o encontrei a um preço até bem legal, mas não pude levar. Eu não sei também exatamente o motivo pelo qual eu quero esse livro, mas eu gostei muito da capa (olha a Bia levando o livro pela capa), mas também pela playlist realmente maravilhosa. Eu não sei, compraria o livro só pela playlist haha Mas a história me cativou de certa forma porque romances são tão maravilhosos, ainda mais embalados por um bom rock n' roll. É isso, eu quero MUITO esse livro!


E vocês, já leram algum desses livros? 
Quem quiser me enviar é só levar nos correios e o endereço é esse, ó... just kidding! 

4 comentários:

Unknown disse...

Posso dizer que extraordinário você não vai se arrepender, é um livro muuito meigo <3

Hey You My Friend

Lizzy disse...

Não quero dar spoiler de Quem é você Alasca, mas você conhece o joão verde, esse homem poe final surpreendentes e difíceis de lidar, as vezes você termina de ler e fica igual louca "o que? não acredito! Tem certeza que não tem uma página a mais? Eu vou chorar! Eu vou morrer!" hahaha, mas indico, é perfeito.
XOXO.
Ps: Tô com um blog novinho, se pudesse ajudar eu te agradeceria imensamente <3
equacy.blogspot.com

Unknown disse...

Todo mundo vem me dizendo isso. Estou louca para ler e agora ele entrou na promoção, o que é maravilhoso <3

Unknown disse...

Li Marina e Extraordinário. São LINDOS! Extraordinário é muito emocionante, chorei e sorri ao mesmo tempo no fim, é super delicado. E sobre Marina, só elogios também. Me apaixonei pelo Zafón e já estou no terceiro livro dele. ;D