Doação de cabelos: você também pode fazer

Vocês sabem que eu sou meio maluca com esses negócios de doação, não sabem? Se não sabiam, ficam sabendo agora!

Quero me cadastrar como doadora de medula, já avisei que sou doadora de órgãos, me roo de tristeza por não conseguir doar sangue... Agora que descobri a doação de cabelos pensei que isso é muito amor e por isso estou me segurando para não cortar o cabelo num ímpeto! E ele já tá bem grandinho!

Tá afim de saber mais sobre isso e como fazer? Cola no post aí!



O cabelo na nossa sociedade é sinônimo, para muitos, de dignidade feminina. Um cabelo bem tratado, bonito é sempre muito bem visto por todos. Mas e quando isso é arrancado de nós de uma hora para outra?

Já imaginou uma situação de uma menina da nossa idade, 17 ou 18 anos, que descobre-se de repente com uma doença dificílima como o câncer? E se no tratamento quimioterápico seus cabelos caíssem e ela se tornasse "careca"? Imagina a dificuldade de lidar com a falta de identificação com seu próprio corpo e sua própria imagem, além da doença que está se passando. 

Imagine uma senhora de meia-idade, casada, com filhos. A perda do cabelo para ela pode vir com o medo de que seu marido não mais a reconheça, além de toda a dificuldade da doença que ela está passando. Isso é bem comum quando você conversa com pessoas que passam por esses problemas.

Se você se sentiu mal com qualquer uma dessas situações, deve começar a pensar em se tornar um doador de cabelo! Não doi e faz um bem danado!

Eu estou deixando meu cabelo crescer com o intuito de doá-lo. Já estou há 5 meses sem cortá-lo. Esse é meu recorde porque eu sou a maníaca-que-corta-o-cabelo-sempre. 


Atentei para essa campanha quando minha amiga Letícia Sales, de Recife, deu uma entrevista no jornal local sobre a instituição "Força na Peruca", que atua na cidade conscientizando e recolhendo doações. Ela cortou mais de 20 centímetros do cabelão lindo que ela cultivava já há anos, tudo para o bem da causa. E com certeza há alguém muito mais feliz de receber esse cabelo, que será utilizado para confecção de apliques e perucas para essas pessoas que sofrem de alopécia, câncer, dentre outras doenças ou disfunções que causam a queda do cabelo. 

Ah, queria deixar claro que é o tratamento quimioterápico para o câncer que majoritariamente causa a queda do cabelo. Instituições oncológicas como o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estão de olho nisso e muitas vezes recebem doações. Verifique se o INCA no seu estado está recebendo e se informe de todo o processo necessário para cada lugar para onde você está doando. 

Além do INCA e do Força na Peruca, há diversas outras instituições. Informe-se direitinho sobre elas: algumas você precisa pagar correio e frente, noutras há pessoas que vão até mesmo buscar o cabelo.

Para doar, não importa o tipo de cabelo. Dos lisos aos cacheados, passando pelos ondulados, crespos e com frizz. Coloridos, descoloridos, com tonalizantes... A única coisa que se pede é que o cabelo não esteja muito danificado com uma sequência química pesada. 
É importante atentar para o tamanho. A doação recomendada é de mais de dez centimetros (aproximadamente um palmo de cabelo). 



Imagem retirada do Notícias R7

Deu pra entender o processo, pessoal? Animam de doar?
Fazer o bem é sempre a melhor escolha!


UPDATE: Ahhh, acabei de lembrar que eu já havia escrito aqui no blog no início desse ano sobre a doação de medula óssea. Tá quase chegando a minha hora e se você quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui

2 comentários:

Débora de Queiroz Moreira disse...

Acho ótimo a ideia de poder doar. Tanto cabelo, órgãos e sangue. Pois fico pensando " Quem muito tem, pode dividir com aquele precisa". Sou igual a você. Agora que completei 18 vou começar a doar sangue regulamente, principalmente quando o meu sangue é universal. E no momento em que meu irmão precisou existiram pessoas para socorre-lo. Por que não fazer o mesmo? Eu apenas tenho pena do cabelo. Pena de não poder doar. O meu cabelo não da um palmo, então acaba encerrando o sonho :(

Um Spoiler A Mais | Promoção Desapego Literário

Giovana disse...

Eu acho linda a ideia,pretendo fazer só não sei quando.Eu tenho um amigo que deixou o cabelo crescer um pouco e vai fazer isso.

Beijos

blogdagi1.blogspot.com.br