No ritmo do ENEM



Oi, pessoal! Esse post é algo que me foi muito pedido a mim desde que as pessoas souberam que passei para medicina. Pois bem, antes de começar a falar quais são as melhores dicas pro ENEM, queria mostrar a vocês que a opção de comentários pelo facebook foi habilitada e está muito mais fácil de interagir comigo! Não vai ter desculpa agora, ou vai?? Qualquer dúvida ou pedido, só comentar que eu respondo! E estou feliz porque alcançamos as 7 mil visualizações. AE AE AE! Obrigada, pessoar! Vamos pro post?

Desde que eu comecei a fazer o ENEM, lá em 2012, percebi que algumas coisas eram importantes para todo mundo que estava iniciando nesse universo de vestibulares assim como eu. Já havia passado por concursos na época em que tentava ir para o Ensino Médio. Fiz 3 e passei em todos (só que um, na época, tinha uma história de sorteio depois que você passa e eu não fui sorteada. Ok, nem queria ir pra lá mesmo). Eu escolhi estudar na Politécnica da Fiocruz, que era onde eu queria, e foi lá que me tornei técnica em Análises Clínicas. Como a rotina era muito pesada só com o Ensino Médio, eu não consegui manter uma organização de conteúdos voltados para o ENEM. Mas fazer concurso era uma coisa que eu já estava quase craque! 

Se vocês não sabem, o ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio. Ele é organizado pelo Ministério da Educação e não se espante se no ano que você fizer ocorrer um escândalo: em quase todos os anos ocorre um.

Você deve estar se perguntando por quais motivos o ENEM é tão importante e eu cito logo dois. O primeiro é que é a forma como o governo brasileiro avalia escolas e, consequentemente, o seu ensino em escolas públicas, mostrando pontos onde deve melhorar. E o segundo e mais importante motivo é que através de sua nota que você obtém acesso a um sistema de seleção nacional para faculdades de todo nosso território: o SiSU. 

O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada. Através dele você pode realizar sua inscrição para concorrer em cursos de universidades conceituadas no Brasil como UFRJ, UFMG, UFF, UFRGS, UNIRIO (onde vou estudar), UFF e várias outras. 

O ENEM é uma prova pouco conteudista e muito contextualizada. Suas questões não cobram datas nem nomes específicos de algumas coisas, mas na prova de humanas, por exemplo, você precisa saber que o iluminismo tem relação direta com o desenvolvimento técnico-científico, o que foi vital para o surgimento do Capitalismo industrial. Deu pra entender? E se você sabe uma data, saberá que eventos próximos se localizam no mesmo século ou época e TCHARAM, metade da questão estará em suas mãos. Além de que o texto introdutório ajuda muito.

Falando em texto introdutório... O ENEM é uma prova de resistência. Suas questões não possuem um alto nível de dificuldade, mas são muitas e com os benditos textos introdutórios longos demais. Então quando você chega na questão 40 do primeiro dia você já está muito cansado: só que tem outras 50 para fazer. É absurdo o cansaço e você precisa estar preparado para ele.

Então a primeira dica é: DESCANSE nas vésperas da prova. Tenha certeza de que está com a mente tranquila e com o sono em dia quando for fazer a prova. 
ALIMENTE-SE. Leve um lanche leve para a prova e bastante água.
A cada hora e meia, saia da sala de prova para ir ao banheiro pelo menos jogar uma água no rosto. Acredite: é revigorante! 

A principal dica para alguém que vai fazer o ENEM pela primeira vez é: leia com atenção aos textos de todas as matérias. E principalmente seus enunciados: você poupará tempo e cérebro. E tem mais 25% de certeza de que a opção marcada seja a correta. 

E mais importante do que toda a prova é a redação. Ela conta como 50% ou mais da sua média final e pode aumentá-la... Ou diminuí-la drasticamente. Não se atenha muito às regras ou em ficar desesperado com os textos-base que eles dão. Leia-os sempre com atenção e se você for bom de escrita, vai conseguir se virar sem muitos problemas. Se você sente que falta ainda um oceano a percorrer, se acalme: leia manuais de redação e treine duas vezes por semana. Redação não é algo que você nasce sabendo fazer e todos que mantenham um bom treino (constante, sempre!) e boa gramática conseguirão tirar pelo menos 700 nessa linda! 

Pessoal, espero que tenham gostado das dicas mais basiquinhas para o ENEM. Num próximo post explico como eu me preparei e como funciona a minha universidade e o meu curso. Mais adiante, uma tag sobre medicina será iniciada para todos aqueles que, assim como eu, tem o sonho de se tornarem médicos. Nela haverá posts quinzenais e semanais sobre a rotina da faculdade e como é a percepção do curso em geral. Fiquem no aguardo. Beijão!




Nenhum comentário: